domingo, 2 de outubro de 2011

Bisnaguinha de leite - com calabresa e com banana!

O sábado amanheceu cinzinha. Todo nublado.
Namorado dormindo e eu, que acordei com as galinhas, fui vasculhar os armarios para me distrair.
Achei um pacotinho de fermento pra vencer e foi ele que decidiu por mim que eu ia fazer pao! hahaha
Eu tenho a colecao Dona Benta vendida pela Avon e fui logo na parte de paes doces e salgados.
Achei a receita abaixo beeeeem facinho!! Ai, aquela coisa.. tinha um banana ali madura demais e uma calabresa rodando na geladeira...
Resolvi fazer umas recheadas de banana e canela e outros de calabresa com cebola!!
Para aquecer os estomaguinhos em dias de nublado!

Ingredientes:

- 4 xicaras de chá (bem cheias) de farinha de trigo
- 1 envelope (10 gramas) de fermento biologico seco
- 1 colher de café de sal
- 5 colheres de sopa de acucar
- 2 ovos levemente batidos
- 1/2 xicara de chá de leite amornado
- 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 1 gema batida com 1 colher de sopa de agua para pincelar

Recheio pode usar o que tiver (ou nada): presunto e queijo, goiabada, banana com canela, calabresa acebolada, etc...

Como fazer:
Misture a farinha com o fermento, o sal e o acucar.
Adicione os ovos, o leite e a manteiga e amasse até obter uma bola macia, que desprenda das maos.
Sove por mais 5-10 minutos, coloque em uma tigela untada com oleo, cubra com filme plastico e reserve até dobrar de volume.
Sove a massa novamente e separe em 24 porcoes (aprox).
Modele as bisnaguinhas (nessa hora, acrescente o recheio) e as coloque em assadeira untada, com espaco entre elas para que crescam.
Picele com a gema batida e reserve ate dobrar volume novamente.
Leve para forno pre aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos (ou ate dourar).

Alguns comentarios:
eu nao tinha manteiga, só margarina.. tambem só tinha leite em pó. Nao sei se isso pode ter feito diferenca, mas meus paes nao cresceram praticamente nada. Tambem o frio nao ajudou.
Achei a massa muito boa de trabalhar e com otimo sabor, mas a minha, especiamente, ficou um tiquinho dura pro dia seguinte.
Recomendo seguirem a receita acima (do livro) a risca!
=)

Nenhum comentário: