sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bolinho de atum e batata assado!


Eu sempre digo aqui: receita boa eh receita pratica, barata e deliciosa!
Nesse sentido, essa receita original da Tati, do Panelaterapia, que eu achei aqui eh simplesmente demais!!
Ai no link, voce acha a receita original, mas eu fiz uma mudancas e aprovei!!
Quer dizer, DEVOREI! hahaha

Ingredientes:
- 2 batatas médias
- 1 lata de atum
- 1/2 cebola ralada
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 ovo batido
- 3 colheres de sopa de farinha de rosca
- 1 saquinho de caldo de legumes em po
- 1 colher de sopa de oregano
- Sal, pimenta e salsa a gosto
Como fazer:

Cozinhe as batatas e depois passe amasse bem (como se fosse fazer um pure) e reserve.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho e refogue por alguns minutos. Acrescente o atum, o oregano e o caldo de legumes, misturando bem. Refogue por mais uns poucos minutos.
Espere esfriar.
Agregue as batatas ao atum refogado e acrescente a farinha e o ovo batido, misturando com as maos mesmo.
Eu consegui fazer as bolinhas com as maos limpas e secas, sem untar. Se achar mais facil, pode untar as maos com azeite.
Fiz as bolinhas e dei uma achatadinha de leve, colocando em forma de anti aderente. Caso nao tenha, nao esqueca de untar a forma.
Aqui, deu cerca de uns 30 bolinhos pequenos.. mas serviria bem umas 4 pessoas.
Coloquei em forno pre aquecido em 230 graus por 30-40 minutos, lembrando de virar os bolinhos na metade do tempo.
Os ingredientes do bolinho estao praticamente todos cozidos, entao voce so precisa que eles fiquem coradinhos!

Preciso dizer que foi preciso nos segurar aqui, senao meu Pops e eu comeriamos tudo!
Excelente receita, principalmente pra criancas..
A gente viajou aqui e imaginamos versao deles com carne moida, calabresa, escarola, brocolis, seleta de legumes.. acho que o ceu eh o limite!
AMEI!

Nenhum comentário: