quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pao Bolo - bem fácil!

Na sexta feira santa eu fiz uma porcao de pasteis de forno (vou postar a receita amanha) e sobrou um pouco de mussarela cortada, com oregano e tomate picadinho (que era o recheio de um dos tipos de pastel).
Nao tinha como deixar aquele queijo cortado na geladeira, entao, falei pro meu pai para fazermos um pao salgado, usar o queijo de recheio e, se sobrasse muito, a gente congelava.
Fui atrás de uma receita com o que eu tinha aqui e que nao precisasse sovar tambem (tava com preguica..hahah) e encontrei essa delicia aqui.

Ingredientes:

- 5 gramas ou 1/2 pacote de fermento biológico seco
- 1 ovo
- 250 ml de leite morno
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de café de sal
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo

Como recheio, eu usei o restinho do queijo, mas voce pode usar o que tiver na geladeira ou nao usar nada e fazer apenas o pao mesmo.

Como fazer:
Nao tem passo a passo, porque eu tava sem a maquina na hora. Mas é bem facil mesmo.
No liquidificador, colocar o ovo, o leite, o óleo, o sal, o acucar e o fermento. Reserve.
Em uma tigela, coloque a farinha e depois acrescente o creme batido no liquidificador.
Misture bem. É uma massa BEM pesada, até um pouco dificil de mexer com a colher.
Bem mais pesada que massa de bolo, mas mole demais para sovar na mao.
Vai parecer que voce fez errado, mas nao fez. hahaha
Coloque em forma de pao, untada e enfarinhada.
Aqui, para mim, deu duas formas de pao numero 2.
A massa, voce coloca na forma com a colher. Fiz uma camadinha de massa, uma de queijo e outra de massa.
Deixe a massa crescer até dobrar de volume (cresce MESMO) e depois coloque em forno, pre aquecido a 200-220 graus e deixa até dourar.
Aqui ficou cerca de 30 minutos.
Comemos um no dia mesmo. NHAM!
Congelamos o outro em duas partes e ontem eu o descongelei. Ficou otimo.
Vale muito a pena.
É fácil de fazer e maravilhoso pra comer no café com uma manteiguinha!

Nenhum comentário: