terça-feira, 29 de março de 2011

Torta Diferente de Carne Moída com Creme de Batata!

Como vocês já devem saber por agora, eu sou bariátrica e por isso preciso comer muuuuuita carne vermelha.
A carne moída sempre desceu bem fácil, porque é de mais fácil mastigação.
Mas, comer carne moída o tempo todo enjoa.. hahaha É preciso ser criativa.
Ontem eu fui criativa e juntei um monte de receita junto (hamburguer, rocambole, etc) e resolvi fazer de um jeito diferente.
Adorei!!

Ingredientes:

  • Torta:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 500 gramas de carne moída (rendeu duas tortas pequenas, como vocês vão ver)
- 1 ovo (ligeiramente batido)
- temperos a gosto (eu usei um saquinho de caldo de carne em pó)
- 4 colheres de sopa de farinha de rosca




  • Recheio:
- 3 batatas grandes cozidas (usei um tablete de caldo de picanha na agua do cozimento e depois nao adicionei mais sal)
- 1 colher de sopa de margarina ou manteiga
- 1 copa de leite (usei desnatado)
- 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho
- 1 lata de seleta
- 3 colheres de sopa de parmesão ralado



Como eu fiz:

Em uma tigela, eu juntei todos os ingredientes da torta.
Misturei tudo beeeem misturadinho, com a mão mesmo, para dar liga.
Levei a geladeira por uns 20 minutos. Enquanto isso, fui tratar de preparar as forminhas. Usei duas, bem pequenas. A idéia era fazer um recheio mais cremoso mesmo e se eu fizesse uma torta só, grandona, ia desmororar tudo. Então usei minhas duas pequetitas.
Como eu nunca tinha testado isso, fiquei com medo de só untar com oléo e não desgrudar depois, então usei o papel manteiga para forrar.
Porém, devo admitir que da próxima vez vou usar só o oleo mesmo. A "massa" de carne ficará mais tostadinha e tenho quase certeza que, por causa da umidade da carne, não gruda.
Enfim, as forminhas ficaram assim:
Depois, com o preparado de carne, eu forrei as forminhas beeeeem forradinhas, tanto na base como nas bordas. Tentei deixar o mais igualado possível e não muito grosso.

Aí, levei as duas para forno pré aquecido em 180 graus por 25 minutos.
Enquanto isso, fiz o recheio.
Praticamente um purê, só que mais cremoso.
Amassei bem as batatas cozidas e, em fogo baixo, acrescentei a margarina, o amido dissolvido no leite e a seleta. Mexi beeeeem até ficar na textura que eu queria, um creme mesmo. Desliguei o fogo e acrescentei o parmesão.
Ficou assim:
Depois dos tais 25 minutos, retirei as forminhas do forno e elas estavam assim:

Preenchi com o creme (sobrou um tanto, viu?) e voltei elas para o forno por mais 25 minutos.
Olha que delicia quando sairam do forno:
Depois, foi só desinformar e mandar pra dentro!! NHAM!
Eu, particularmente, amei a textura da "massa" e tambem do recheio, porque eu queria mesmo algo beeeem cremosinho. Para quem quer algo mais durinho, talvez seja interessante usar mais amido ou farinha de trigo, por exemplo. Achei um jeito divertido de comer a mesma carne moída de sempre, principalmente quando você corta a tortinha, quentinha e o recheio escorre.
Tava tão boa que eu fiquei com pena que só coube metade dessa aí de cima! hahaha Queria poder comer mais! =)
 

Nenhum comentário: